São Gonçalo dos Campos é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado na Região Metropolitana de Feira de Santana. Sua população estimada em 2008 conforme IBGE era de 30.401 habitantes.
Com o aparecimento de uma imagem do Santo São Gonçalo na área denominada Campos da Cachoeira, no início do século XVIII, foi construído então uma capela com o nome de São Gonçalo do Amarante, em torno da qual se formou um arraial de Jesuítas e Nativos.
O Município criado então, com os territórios das freguesias de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira e de Nossa Senhora do Resgate das Umburanas, que foram desmembrados de Cachoeira por Lei Provincial de 28.07.1884, chamando-se então São Gonçalo dos Campos. Em 1931, teve o nome simplificado para São Gonçalo, mas em 1943 Retomou a denominação atual.
A sede, criada freguesia com a denominação de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira, foi elevada em 1689 à categoria de cidade por Lei Estadual de 25.06.1895.
Suas principais fontes de renda são a pecuária e a plantação de fumo,agricultura em geral e a Avipal do Nordeste.Atualmente a renda esta voltada diretamente a avicultura tornando-se um novo polo regional com a Perdigão S/A e Gujão Alimentos.
Considerada a cidade Jardim, pois antigamente os enfermos de tuberculose iam até a São Gonçalo, pois seu clima era considerado propício ao tratamento.É banhado pelo Rio Jacuipe e possui uma vegetação e um ambiente extremamente bucolico. Po ssui como principais pontos turisticos a Igreja de mais de 300 anos, a fonte denominada Fonte da Gameleira, a fabrica de charutos artesanal cubano Menendez e Amerindo, os belos jardins, a festa do padroeiro no mês de janeiro de cada ano entre outros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário